top of page

Tudo sobre Velas Aromáticas: benefícios, aromas e dicas de uso!

  • Foto do escritor: Elisângela Portes
    Elisângela Portes
  • 28 de ago. de 2022
  • 13 min de leitura

Atualizado: 10 de jan. de 2023

Mais do que iluminar o seu quarto, as velas aromáticas criam ambientes aconchegantes e refinados!


E não se limitam só ao ar ao nosso redor. Muito pelo contrário, elas impactam até no nosso humor. São ótimas para relaxar e ainda ainda te ajudam no seu trabalho e estudo!


Por ter essas propriedades especiais, as velas (e os seus respectivos aromas) são itens cada vez mais relevantes no que chamamos de Identidade Olfativa.


Ainda não sabe o que é Identidade Olfativa?


Não se preocupe, vamos te explicar tudo direitinho. Confira tudo o que você precisa saber: o que faz uma Vela Aromática ser tão especial, quais os Benefícios da Vela Aromática, o que é Identidade Olfativa e a importância do Marketing Olfativo.


Mas calma, cada vela é uma vela... não é tudo igual...


Por isso, vamos te explicar direitinho as diferenças entre Família Olfativa, Notas Olfativas e Pirâmide Olfativa. São termos frequentemente utilizados como sinônimos, mas, na realidade, cada um tem o seu próprio significado.


Com isso, tenha todas as informações que precisa para entender e escolher os melhores aromas para você!


E, claro, para você saber como você pode usar na sua casa, veja os Cuidados durante o uso e ainda fique por dentro de Dicas para aproveitar cada momento do seu dia!



Vela aromática com tampa de rolha. Vela da Liz com mensagem de prosperidade no rótulo.


Vela Aromática ou Vela Comum, qual é a diferença?


A vela foi inventada há muito tempo! Ela é um utensílio que existe já há milhares de anos. Há registro de seu uso na China e Roma Antiga desde centenas de anos antes de Cristo... Enfim, não é nenhuma novidade que aquela chaminha no pavio sempre foi usada para iluminar ambientes.


Agora...


É bem verdade que com a iluminação elétrica nos dias de hoje, não há necessidade de usar velas para iluminar - exceto se tiver tem um apagão por aí...


Porém, a vela hoje adquiriu outro significado.

Observe um jantar à luz de velas, por exemplo. A chama ilumina, claro, mas ela também deixa o ambiente mais romântico e rústico. E não é só isso.


Com o advento das velas aromáticas, a ambientação vai muito além do romantismo. Alguns aromas ajudam a relaxar, outros deixam o ambiente mais fresco e ainda tem aqueles que nos ajudam a concentrar... Enfim, são diversas as possibilidades.


Isso tudo porque uma Vela Aromática exala fragrâncias especiais. Com isso, ela decora o ar, perfuma o ambiente e explora sensações relacionadas ao sentido do olfato.


Mas...


Por que isso acontece?


Bem, não basta apenas o olfato para se ter a melhor experiência da vela aromática. Além das sensações exploradas, o nosso cérebro tem papel importantíssimo. É por causa dele que existe a Memória Olfativa.


O que é Memória Olfativa?


Você lembra do que comeu hoje? E do seu primeiro emprego? E quanto aos seus amigos da escola, ainda lembra deles?


Bem, não é novidade que uma das coisas que o cérebro faz é guardar memórias.


E ele guarda essas memórias junto com sensações e emoções. Isso quer dizer que, ao se lembrar de alguma coisa, é comum que você associe sensações (texturas, sabores, aromas, imagens e sons) a emoções (raiva, paixão, conforto, relaxamento, ódio, etc.), de acordo com cada memória que o seu cérebro guardou.


Isso acontece, por exemplo, quando olhamos uma foto e lembramos das pessoas, do dia e das emoções no momento que a foto foi tirada.


Mas as memórias não são só sobre fotos e imagens.


Eu tenho uma amiga, por exemplo, que sempre que sente o cheiro de coentro, ela sente um aconchego e uma nostalgia. Pois ela sempre comia uma moqueca de peixe com coentro na infância quando a família comemorava algo como uma nota boa na prova uma promoção ou até quando recebia visitas.


E, por isso, o cérebro dela associou esse aroma e o sabor de coentro a esses momentos especiais da infância dela, trazendo nostalgia e felicidade.


E como o cérebro faz essas associações com os nossos sentidos, temos diferentes tipos de memória. Quando a associação mais forte é com o sentido da audição, temos a Memória Auditiva. Por outro lado, quando o sentido mais forte numa memória é uma imagem, temos a Memória Visual. E, seguindo a mesma lógica, quando uma lembrança tem associação mais forte com os aromas, temos a Memória Olfativa.


Mas ATENÇÃO! A Memória Olfativa não serve apenas para memórias do passado. Muito pelo contrário, ela é especialmente útil para criar lembranças para o futuro! E é por isso que é um conceito muito importante para criar uma Identidade Olfativa.


O que é Identidade Olfativa?


A Identidade Olfativa é sobre evocar emoções, memórias e sensações especiais por meio do sentido do olfato. De forma bem simples: Identidade Olfativa é o significado atribuído a um aroma.


Agora que já sabemos como funciona a Memória Olfativa, podemos deliberadamente atribuir um significado desejado para um aroma específico, de forma a fazer com que alguém sempre faça uma associação específica com tal aroma.


Isso é especialmente útil para negócios. E é aí que entra o Marketing Olfativo.


Identidade Olfativa para Negócios: Marketing Olfativo


Muitas vezes deixada de lado, a Identidade Olfativa é fundamental para qualquer negócio, pois, querendo ou não, os aromas mexem com o nosso sentido do olfato, provocando sensações que podem ser boas ou ruins.


Há muitas características com as quais as fragrâncias podem ser associadas. Dentre as infinitas qualidades, podemos citar: elegância, conforto, estilo, rusticidade, tranquilidade, concentração, natureza, formalidade, entre tantas outras...


Ou seja...


Se você tem uma loja de joias, por exemplo, pode ter interesse em elaborar uma Identidade Olfativa que remeta à elegância. Assim, todos os clientes que conhecerem a sua loja, vão ver elegância nos seus produtos.


Além disso, criando um aroma único para a sua loja, toda vez que esse cliente se lembrar da sua marca, dos seus produtos e da sua loja, ele vai lembrar também da fragrância.


E o oposto também é verdade: sempre que esse cliente sentir o aroma, em qualquer lugar, ele vai se lembrar da sua marca, dos seus produtos e da sua loja.


Resumindo: um aroma especial cria uma sensação prazerosa, que, por sua vez, produz uma memória no nosso cérebro. E é com essa memória que o seu cliente irá lembrar da sua marca. Então tenha cuidado: faça com que ele tenha boas lembranças da sua marca com a ajuda de um aroma especial.

Diagrama que representa como funciona a memória olfativa no marketing: um aroma especial gera uma sensação prazerosa, que gera uma memória no nosso cérebro, que, agora, associa a marca a uma experiência positiva. Feito por Liz Velas.

Isso é que é o Marketing Olfativo: São as medidas de Identidade Olfativa realizadas para estreitar laços com clientes.


E num mercado tão competitivo como o atual, isso é fundamental! São tantas marcas e tantos produtos que ficamos perdidos no meio de infinitas empresas.


Por isso, é cada vez mais importante tentar se diferenciar no mercado: ao ser diferente, fica mais fácil para os clientes lembrarem de você e da sua marca!


E uma das formas para fazer com seu cliente lembre da sua marca é por meio de uma boa estratégia de Marketing Olfativo!


Com um Marketing Olfativo bem planejado e executado, a marca consegue fazer com que o cliente volte mais vezes à loja, pois um Marketing Olfativo adequado irá:

  • Melhorar a experiência do cliente na loja

  • Fazer com que a personalidade e as características da marca sejam reconhecidas mais facilmente

  • Fazer com que a sua marca seja mais facilmente lembrada pelo cliente


E você... Já refletiu sobre o que o aroma da sua casa ou da sua loja causa nas suas visitas e clientes?


Pois bem, se você quer conhecer mais sobre Marketing Olfativo, pode contar com a Liz! Te ajudamos com todo o planejamento de Identidade Olfativa!



Mas não se engane!


Os benefícios de se usar produtos aromáticos não se restrigem apenas ao Marketing Olfativo.


Benefícios da Vela Aromática


Claro, o home spray, a vela aromática e os difusores são itens ideais para deixar o espaço mais aconchegante e criar um ambiente charmoso.


Vela aromática de bamboo com a luz do amanhecer. Vela aromática da Liz com tampa dourada e uma planta verde ao fundo.

Mas não é só isso! Muito pelo contrário, a depender da fragrância, os benefícios podem ser vários:

  1. Ajuda no combate à insônia

  2. Estímulo a positividade

  3. Ajuda na concentração

  4. Redução da ansiedade

  5. Ajuda no relaxamento

  6. Decoração do ambiente

  7. Harmonização do ambiente


E com tantos benefícios, não causa espanto que a Vela Aromática seja usada de diferentes formas.


Usos da Vela Aromática


O charme especial de uma vela aromática combina com diversas situações. Não só isso, mas as suas características propícias para a criação de uma Identidade Olfativa possibilitam que os aromas sejam utilizados para "treinar" o nosso cérebro. Assim, podemos associar momentos a aromas.


Por exemplo, se você sempre usar uma fragrância de Cascas e Folhas para trabalhar, o seu cérebro vai sempre associar Cascas e Folhas ao momento de trabalho (lembre-se da Memória Olfativa).


Assim, toda vez que você sentir o aroma, o seu cérebro automaticamente interpreta ele e já te prepara para o momento de concentração!


Além disso, toda a vez você acender uma vela para trabalhar, ao invés de ser uma atividade desgastante, o seu cérebro vai associar o trabalho a uma atividade prazerosa, devido às sensações agradáveis que os aromas causam em nós.


Não é só no trabalho. Você pode aproveitar a Vela Aromática e a Memória Olfativa de diversas formas para melhorar o seu dia. Confira as dicas de uso da vela aromática:

  1. É perfeita para criar um ambiente charmoso num jantar especial

  2. Dá um toque especial na sua escrivaninha, aumentando a sua produtividade no trabalho

  3. Contribui para a um momento de estudo mais concentrado

  4. Favorece a criação de um ar propício à meditação

  5. Aumenta o romance no ar, ótimo para assistir um filme romântico com aquela pessoa especial

  6. Traz uma sensação de leveza, perfeita para relaxar depois de um dia longo e cansativo

Sim, você pode usar a vela aromática de diversas formas.


Mas, claro, não são todas iguais...


Afinal de contas, podemos gostar ou não de um aroma... E, além da variedade de fragrâncias, existem diversos tipos de velas aromáticas, sendo alguns bem prejudiciais à sua saúde.


Tipos de Vela e Ingredientes


Bem... Se as velas aromáticas são ótima opção para meditar, relaxar e melhorar o bem-estar, então elas são boas para saúde, certo?


Não é bem assim...


Isso porque não há um só jeito de se fazer uma vela. Muito pelo contrário, são tantos tipos de vela que às vezes fica até difícil escolher!


E algumas dessas velas podem ser muito prejudiciais à saúde. Portanto, tenha atenção e escolha com cuidado!


Vela artesanal x Vela industrializada

Pois bem, uma vela pode ser industrializada ou artesanal. Aí não tem muito mistério.


Uma vela artesanal vem do trabalho atencioso e de mãos delicadas de profissionais especializados.


Por outro lado, produtos industrializados costumam ser feitos em grandes lotes, quase automaticamente. Muitas vezes se utiliza ajuda de grandes máquinas.


Aí fica clara a diferença: um trabalho valoriza o cuidado e a delicadeza (artesanal), enquanto o outro prioriza a agilidade e eficiência (industrializado).


Mas isso não é tudo. Outro fator importantíssimo são os ingredientes.


Isso porque caso não haja cuidado na escolha dos ingredientes, podemos sofrer com substâncias maléficas à nossa saúde ou à saúde do meio ambiente.


Velas de Parafina


As velas de parafina são as velas mais comuns e tradicionais, espalhadas por todo o mundo. São encontradas facilmente em virtude das propriedades de combustível da parafina, sendo propícias para criar aquela chaminha na ponta do pavio.


Embora nem sempre tenha sido utilizada como matéria-prima, a parafina nos foi popularizada nos últimos séculos, com a industrialização e o uso extensivo de combustíveis fósseis.


Mas...



Alternativas às Velas de Parafina


Felizmente, hoje existem diversas alternativas para quem não quer se expor à parafina.


Velas com cera de abelha, vela de soja, vela com cera à base de coco, palma e arroz... Enfim, existem diversas opções para você curtir as velas aromáticas de forma saudável.


Inclusive com as Velas Liz!


A preocupação com a saúde faz parte do DNA da Liz. Todos os produtos são feitos com ingredientes cuidadosamente selecionados, sempre com foco na saúde física, saúde mental e saúde do meio ambiente:

  • Artesanal

  • Vegano

  • Cruelty-free

  • Pavios 100% algodão ou de madeira

  • Sem corantes artificias

  • Essências certificadas

As velas podem ser elaboradas de diversas formas, com diferentes materiais. Cada forma e cada material tem as suas vantagens e desvantagens.


Por isso, pesquise antes de comprar. Veja qual melhor te atende. E tenha cuidado com a procedência e a matéria-prima, para sempre ter a melhor experiência.


Essências


A essência é a alma da vela aromática. Afinal, as essências são as responsáveis por deixarem aquele cheirinho gostoso no ar.


E, claro, a essência pode ser feita de diversas formas. Por isso, é sempre importante saber a procedência e a qualidade da essência, para se certificar que não é prejudicial à saúde e que manterá um aroma por muito tempo.


Aliás... Quando se fala de essência, não tem como não falar dos aromas. Aí não tem muito mistério, fica a critério de cada um escolher o que melhor atende.


Mas são tantos... Fica até difícil escolher, certo?


Calma...


Se você entender a estrutura aromática e os conceitos sobre os aromas, fica muito mais fácil de escolher.


Tipos de Aromas


Graças à infinidade de aromas, tem fragrância para todos os gostos! Tem gente que gosta mais de floral, outros de cítrico e tem ainda aqueles que gostam de um frescor especial.


E não é só isso.


Devido a questões históricas, culturais e à memória olfativa, os aromas adquirem significados especiais.


O aroma de Flor de Cerejeira, por exemplo, é frequentemente associado ao Japão. Por lá, as árvores de Cerejeiras são tradicionais e tem importância cultural para o país. Essas árvores especiais causam uma explosão de cores, mas que dura apenas uma semana. Num piscar de olhos elas vão embora, caindo pétala por pétala sobre os gramados e ruas. Por isso, simbolizam a efemeridade da vida, nos deixando a lição que temos que aproveitar cada momento.


E, claro, não é só o aroma Flor de Cerejeira que tem um significado especial.


Bamboo é usado há milhares de anos, associado à paz de espírito. Alecrim é uma planta do Mediterrâneo, que representava o amor para os antigos romanos e ainda foi muito utilizada como incenso pela Igreja Católica.


Esses são só alguns exemplos. Se você quiser saber mais sobre aromas e seus significados, basta acessar o nosso Blog! Lá tudo o que você precisa saber sobre cada aroma: significados, características e dicas de uso!


Em resumo, cada fragrância tem a sua história, cada fragrância tem o seu significado, cada fragrância tem as suas características... Em outras palavras, cada fragrância tem as suas Notas Olfativas.


O que é Nota Olfativa?


Notas olfativas são as características típicas e marcantes que compõem um aroma. São os pequenos elementos que em harmonia se juntam para formar a fragrância.


Isso é um assunto que gera muita dúvida. Já foram milhares as vezes que me perguntaram "O que é Nota Olfativa?"


"Notas de saída, musk, notas de fundo, etc..." As pessoas olham todos esses nomes e ficam confusas...


Isso é normal.


Mas, acredite, é mais simples do que parece!


Agora, veja bem... Para se fazer uma essência de alecrim, por exemplo, não basta pegar o alecrim e bater ele no liquidificador... Claro que não. Para se elaborar uma essência é necessário ter conhecimento de química e estudar como os elementos chaves que proporcionam o cheiro interagem.


Além disso, uma fragrância pode exalar diferentes aromas em diferentes momentos. E isso não é só exclusividade das velas e home sprays. A lógica de funcionamento também se aplica para perfumes comuns.


E bem... que lógica é essa?


Calma, vou explicar... Mas para entender tudo direitinho, você precisa primeiro entender o conceito de Pirâmide Olfativa.


O que é Pirâmide Olfativa?


Pirâmide Olfativa é uma representação visual do que são as notas olfativas.


Se tratando de um perfume, um home spray ou qualquer aromatizador que seja, a fragrância que gera aquele cheirinho prazeroso deve possuir algumas propriedades. Assim, quando você compra o produto, conseguirá tirar o melhor proveito do seu aroma.


E nesses itens aromáticos, é comum usar o conceito de Pirâmide Olfativa: uma pirâmide composta por três fases que representam diferentes momentos de percepção do aroma.


Vamos considerar uma vela aromática, por exemplo: o aroma que você sente quando pega uma vela fechada e sem uso é diferente do aroma durante o uso, que por sua vez também difere do aroma que fica no ambiente mesmo após ela ser apagada.


Isso acontece porque as substâncias que compõem a essência de uma vela aromática (também de um home spray ou de perfume) possuem diferentes volatilidades. Em outras palavras, elas evaporam mais cedo ou mais tarde.


Por isso, dividimos em três diferentes fases, que correspondem a três diferentes notas:

  • Notas de Saída (ou Notas de Cabeça): são as notas que evaporam primeiro, as suas substâncias possuem baixa volatilidade. Por isso, são associadas à primeira impressão de uma fragrância.

  • Notas de Corpo (ou Notas de Coração): são as notas que surgem após as notas de saída se dissiparem, evaporando aos poucos. Por isso, são associadas ao tema principal de uma fragrância.

  • Notas de Fundo (ou Notas de Base): são as notas que contribuem para a fixação do aroma. Evaporam muito devagar, sendo as últimas notas a serem percebidas. Por isso, são associadas ao aroma final que fica mesmo após o uso.


ree

Voltando à Vela Liz Alecrim, temos a seguinte composição:


Notas de Saída: LIMÃO, ALECRIM, LAVANDA E EUCALIPTO

Notas de Corpo: JASMIM, SÂNDALO E LÍRIO DO VALE

Notas de Fundo: MUSK, AMBERGRIS E MADEIRAS DE PINHO


Agora...


Você pode estar pensando, "Ok, entendi... Mas isso tudo junto dá o aroma de alecrim mesmo? Não fica uma mistura sem pé nem cabeça?"


Pois bem, acontece que essas misturas são feitas com enorme zelo por profissionais especializados, passando ainda por muitas pesquisas e testes.


Não só isso, a elaboração de uma nova essência leva em consideração a combinação desses diversos elementos. O foco é sempre criar uma experiência rica para o usuário, de forma que essa combinação é estratégica. E para criar uma combinação temática e harmoniosa, tem-se a Família Olfativa.


O que é Família Olfativa?


A Família Olfativa é o tema de uma fragrância específica. É útil para classificar aromas e entender rapidamente do que uma fragrância se trata, mesmo sem sentir o cheiro dela.


É a mesma coisa que o gênero do filme: se você quer ver um filme de romance, você vai procurar filmes com o gênero "romance". Aí você já fica sabendo do que se trata o filme mesmo antes de ter visto ele.


Com a família olfativa é a mesma coisa!


Se você quer um aroma floral, você vai pesquisar uma vela com a família olfativa "floral". Aí você já fica sabendo do que se trata o aroma mesmo antes de ter sentido ele.


Voltando ao nosso exemplo da Vela Liz Alecrim: a sua Família Olfativa é a Cítrica Aromática.


Agora você deve estar pensando, "Eu sei bem o que é um gênero de romance, mas... O que uma família olfativa Cítrica Aromática quer dizer?"


Cada família tem as suas características. Uma família Cítrica Aromática, por exemplo, quer dizer que a fragrância em questão possui fortes elementos tanto da família Cítrica tanto da família Aromática.


A família Cítrica se caracteriza por notas leves e refrescantes, com elementos mais ácidos. É a família típica do limão e da bergamota.


A família Aromática, por outro lado, possui notas intensas e naturais, por isso costumam ser bem revigorantes. É a família típica do alecrim e da lavanda.


Claro, a Vela Liz Alecrim possui outras notas que não se encaixam em nenhuma dessas duas famílias, porém são notas menos evidentes. Ainda assim, são cruciais para compor a fragrância.


Conclusão


As Velas Aromáticas tem um poder incrível de decorar o ar e criar uma ambiente especial. E com a ajuda da Memória Olfativa, é uma ferramenta incrível para aumentar a nossa produtividade, melhorar o nosso dia e criar experiências agradáveis.


Por isso, é extremamente indicada para nos acompanhar durante momentos de estudo, na meditação e até para relaxar no final de um dia corrido.


Mas como nem todas as velas são iguais, pesquise e escolha com sabedoria. Vá além do preço, pesquise a qualidade e a procedência. E, ao final, escolha o aroma que mais combina com você!


E, claro, se ainda não conhece, experimente as Velas Aromáticas Liz! Temos o foco em criar experiências ricas e especiais para você, sempre nos preocupando com a saúde física, a saúde mental e a saúde do meio ambiente. Conheça a nossa linha, os nossos aromas e saiba o que podemos fazer para melhorar o seu dia!

Curta o momento, seja mais você!


 
 
 
  • alt.text.label.Instagram

©2022 por Liz Velas

bottom of page